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ENS e Flamengo firmam parceria de cunho social para desenvolvimento de atletas olímpicos 

Clube poderá oferecer a atletas olímpicos de áreas vulneráveis cerca de 110 bolsas de estudo em cursos de graduação e de MBA da ENS

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A união do Seguro com o Esporte Olímpico em prol da educação e de causas sociais. Este é o propósito da parceria firmada entre a ENS e o Clube de Regatas do Flamengo na manhã da última terça-feira, 3 de novembro. Em coletiva de anúncio promovida na sede do clube, no Rio de Janeiro (RJ), executivos das duas instituições revelaram detalhes do acordo, que visa promover o desenvolvimento de novos talentos para a equipe de natação e auxiliar atletas olímpicos do Flamengo.

A mesa foi composta pelos dirigentes da ENS, Tarcísio Godoy (diretor geral) e Mario Pinto (diretor de Ensino Superior), e do Flamengo, Delano Franco (vice-presidente de Esportes Olímpicos) e Marcelo Vido (diretor executivo da Pasta).

Pelo acordo, o rubro-negro poderá oferecer a atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis cerca de 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da ENS. “Atualmente, contamos com aproximadamente 800 atletas nessas modalidades, sendo que 44% deles são oriundos de regiões carentes”, afirmou o vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Delano Franco.

O dirigente ressaltou que o esporte é um funil muito fino. “Apenas uma pequena parcela dessas pessoas vai conseguir viver do esporte. Dessa forma, o que oferecemos é, além da disciplina e da vivência no clube, a capacidade de ajudar do ponto de visto educacional. Por isso, a parceria com a ENS é muito bem-vinda. É uma instituição de altíssimo renome e estamos muito felizes por ela estar ao nosso lado neste momento".

Esporte e educação para salvar vidas

A Escola, por sua vez, assume os naming rights da equipe de natação do clube, que passa a se chamar Equipe de Natação Flamengo ENS. “Isso é muito importante porque queremos investir nos nossos esportes aquáticos de uma forma sustentável”, destacou Delano.

Excelência, intensidade e alta performance. É dessa forma que o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, reconhece o desempenho dos atletas olímpicos do clube rubro-negro. “O Flamengo é uma marca mundial. Então, ao atrelar a marca da ENS com uma marca de excelência, temos a certeza de que será um exemplo para que outras pessoas consigam entender que praticar esportes e estudar pode ser uma transformação social”, ressaltou o diretor.

“Trazemos nessa parceria a possibilidade de oferecer aos atletas uma titulação de ensino superior, com a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, e, ao final deste diploma, esses formandos ainda podem se tornar corretores de seguros”, explicou Godoy.

Segundo o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, a parceria contempla duas dimensões essenciais para a sociedade: educação e esporte. “Essa mescla salva vidas. A vida profissional de um atleta é muito curta e poucos são os que se preparam para ter uma outra profissão. A ideia da Escola não é apenas ensinar, mas fazer a transformação social. Estamos criando condições para que essas pessoas se instrumentalizem e possam disputar o mercado de trabalho. É uma iniciativa que deveria ser seguida por todos os clubes, todos os esportes e todas as instituições de ensino”.

Investimento no social

Para o diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido, a ENS vem muito ao encontro do que o clube acredita em termos de formação plena do atleta. “Quando um atleta tem uma base educacional sempre em desenvolvimento, a performance esportiva também melhora”.

Vido destacou ainda que o objetivo do Flamengo é antecipar a transição do atleta e conciliar alta performance com a inserção sócio laboral, modelo semelhante ao praticado na Europa. “Essa é uma oportunidade de continuar buscando suas marcas pessoais em nível mundial e olímpico, se formar e, durante esse período, buscar o mercado de trabalho. Dá para ter esse equilíbrio entre trabalho e alta performance. É assim o modelo europeu e funciona muito bem, conseguindo equilibrar esportes e estudos”.

Delano ressaltou ainda que as empresas estão cada vez mais preocupadas com questões sociais. “Não se trata apenas de um perfil, mas é uma obrigação do Flamengo, pelo alcance social e pela capacidade de movimentar massas, de ter uma participação social crescente. Temos um critério muito grande para escolher com quem vamos juntar os nomes dos nossos times. Sejam bem-vindos e vamos caminhar juntos nessa parceria, que será muito frutífera”, finalizou o vice-presidente.

Para o presidente da ENS, Robert Bittar, a união com o maior clube poliesportivo do País trará inúmeros benefícios à Escola, que poderá promover uma importante aproximação com os milhões de seguidores das redes sociais do Flamengo. Além disso, a parceria é um reconhecimento da Instituição à nobreza e aos valores praticados nos esportes olímpicos. “Estamos nos inserindo em um relevante programa social que qualificará, para o mercado de trabalho, jovens que poderiam ter dificuldade de dar continuidade aos estudos fora da rede pública. Só esta condição já justifica a parceria”, finaliza.

O evento, transmitido ao vivo pela Fla TV e pelo canal da ENS no YouTube, contou com a presença de atletas das modalidades aquáticas rubro-negras. Pela Escola, compareceram ainda a diretora de Ensino Técnico, Maria Helena Monteiro, o superintendente de Tecnologia da Informação, Luiz Mattua, e gestores das áreas Comercial, de Comunicação e de Publicidade.


Graduação Tecnológica em Seguros oferece incentivos para ingresso ainda neste ano 

Aulas serão ministradas nas modalidades presencial e online

Fazer projetos para o próximo ano parece improvável? Com tranquilidade e segurança, não. Foi baseada nestes pilares que a ENS abriu inscrições para formação das turmas do primeiro semestre de 2021 da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros. Há opção de aulas presenciais e online, ambas previstas para começar no dia 8 de fevereiro. 

Em virtude da pandemia da Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma remota. As aulas na modalidade online serão ministradas para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Teresina (PI), Florianópolis (SC), Maringá (PR) e Porto Alegre (RS). Nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a graduação também poderá ser cursada de maneira presencial. 

Alunos matriculados até 11 de dezembro terão 100% de desconto na primeira mensalidade. Já aqueles que garantirem presença até 29 de janeiro de 2021 terão direito a abatimento de 50%, também na primeira mensalidade. 

Para quem já possui graduação e quer investir em uma nova carreira, a ENS concede descontos na mensalidade ou bolsas de estudo. Também há política de bolsas para funcionários de empresas associadas e ex-alunos do programa Amigo do Seguro, promovido pela ENS. Outras formas de ingresso, que também concedem benefícios, são aproveitamento da nota do ENEM e transferência externa. 

A Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros é indicada para quem busca capacitação técnica e formação específica com foco nas carreiras gerenciais do mercado de seguros. O curso prepara o aluno para compreender as diversas etapas que compõem um processo técnico, comercial e de sinistro, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades de Seguros, Previdência Privada e Capitalização. 

Inscrições no processo seletivo e mais informações sobre investimento e política de descontos os interessados encontram no site profissaosegura.com.br


Livro aborda o impacto das novas tecnologias no consumo do setor

Editada pela ENS, obra é fruto de trabalho de pesquisa que apresenta as novas formas de negócios do mercado de seguros

No Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu o Seminário de Inovação, que marcou a inauguração da primeira Sala do Futuro da América Latina e o lançamento do livro “Inovação em Seguros: Ética e Direito, Consumo, Finanças, Tecnologias”.

O evento contou com convidados presenciais e virtuais, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a obra editada pela ENS. O título reúne artigos oriundos de um criterioso trabalho de pesquisa relacionado ao avanço do setor de inovação e das novas formas de negócios implementadas pelos players do mercado de seguros.

Autora do segundo capítulo da publicação, intitulado “Os Impactos das Novas Tecnologias e da Sociomaterialidade na Vulnerabilidade Digital do Consumo de Seguros”, a professora do Instituto Coppead de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maribel Suarez, apresentou detalhes do artigo. Desenvolvido em conjunto com a pesquisadora e doutora em Administração pelo Coppead/UFRJ, Camila Braga, o estudo analisou o impacto dos objetos inteligentes nas percepções de vulnerabilidade digital, na medida em que são capazes de afetar e transformar o cotidiano dos consumidores e, de forma mais ampla, os mercados.

“Estudando há mais de uma década as mudanças nos padrões de consumo, podemos dizer que, no contexto contemporâneo, as novas tecnologias são, sem dúvida alguma, um dos principais eixos dinamizadores das mudanças sociais. Um dos efeitos dessas mudanças, para dar um exemplo, é o do algoritmo sobre a nossa atividade quando estamos nos relacionando com a tecnologia. Ou seja, uma pesquisa minha no Google está muito relacionada ao meu perfil, à minha interação, às relações de consumo que estou vivenciando naquele momento. Mas isso nem sempre fica evidente para o indivíduo que não tem relacionamento ou expertise com a tecnologia”, explicou Maribel.

Seguros: da proteção de objetos físicos à captação das vulnerabilidades digitais de dados

Um dos apontamentos feito pelas pesquisadoras ao longo do estudo mostra que a área de seguros gerais deverá lidar e estar atenta a novas possibilidades de mapeamento de percepção de vulnerabilidade e risco, as quais, muitas vezes, passam do padrão de segurar objetos físicos para a captação das vulnerabilidades digitais de exposição de dados, do comportamento humano na troca de dados e os níveis de segurança de um sistema ventilado pelas tecnologias inovadoras.

“Todas essas discussões abrem avenidas de oportunidades para oferta de novos serviços em seguros e esforços para mitigação de percepção de vulnerabilidade digital. No discurso de abertura sobre a Sala do Futuro, por exemplo, ao falarmos da importância de um espaço como este e como ele cria novas oportunidades de relações, é claro que esta mensagem está imbuída do que é a essência da ENS. Porém, a existência de uma sala como a do Futuro, por si só, permite que novas relações e novas formas de ensino sejam criadas. Então, é exatamente esse processo que a abordagem sugerida neste capítulo ajuda a entender”, resumiu.

O livro “Inovação em Seguros: Ética e Direito, Consumo, Finanças, Tecnologias” está disponível para download gratuito no site da ENS, na área dedicada a publicações: ens.edu.br


Última semana para ingresso no MBA Gestão Estratégica

Programa aceita alunos novos até 16 de novembro

Interessados em ingressar no MBA Gestão Estratégica de Seguros têm até o dia 16 de novembro para se inscrever. Com aulas já iniciadas, o programa aceita entrada tardia de novos alunos até a próxima semana. 

O curso é destinado àqueles que já atuam ou pretendem desenvolver carreiras em empresas e entidades do setor, prestadoras de serviço que integram a cadeia de valor do seguro e companhias que possuam áreas especializadas na gestão de seguros.

Composto por 432 horas e com duração de um ano e meio, o MBA oferece aprendizados específicos sobre os principais aspectos do mercado de Resseguro, Previdência Privada aberta e Saúde Suplementar.

O conteúdo é dividido em três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas. Há ainda o módulo Instrumentais Opcionais, que conta com disciplinas como Matemática Financeira; Estatística Aplicada a Negócios; Cenários Econômicos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

A coordenação acadêmica fica a cargo de Luiz Macoto Sakamoto, especialista em Seguros, Resseguro, Subscrição de Riscos e Gerenciamento de Riscos. “Um dos nossos grandes diferenciais é que somos, na origem, uma escola com nicho em seguros, então contamos com a expertise de professores que atuam em profissões da área”, afirma o docente.

As aulas são online e para participar é necessário ensino superior completo. Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições no endereço mba.ens.edu.br


Edição nacional fecha o projeto Conexão Futuro Seguro

Corretores que participaram dos eventos estaduais estão automaticamente incluídos na última etapa

Os Sincors de São Paulo, Goiânia e Espírito Santo organizaram, nesta semana, as últimas etapas estaduais do ciclo de eventos virtuais Conexão Futuro Seguro (CFS). Associados ao Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro também puderam assistir ao evento. As três edições reuniram um total de XXX participantes.

Após 22 encontros estaduais, na próxima quinta-feira, 12 de novembro, acontece a etapa nacional do projeto, que recebeu o nome de Conexão Futuro Seguro Brasil. O grande evento marca o encerramento do projeto e começará às 17h.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Todos os participantes dos eventos estaduais estão automaticamente inscritos na edição Brasil, basta aguardar o envio do e-mail de confirmação. Os demais interessados deverão garantir presença no site do ciclo: www.conexaofuturoseguro.com.br. Vale lembrar que, para participar, é necessário ser corretor de seguros (pessoa física ou jurídica) associado a algum Sincor.

Ao final do evento, somente aqueles que estiverem conectados no momento da transmissão vão participar da premiação de um carro zero km. Todos os inscritos receberão certificado de participação emitido pela Fenacor e ENS.

Promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, o programa levou a corretores de seguros (pessoas físicas e jurídicas), associados a cada sindicato organizador, palestras motivacionais e técnicas, informes sobre benefícios à categoria e acesso a novos produtos desenvolvidos pelas seguradoras patrocinadoras. 

Fonte: ENS, em 06.11.2020