ens


ENS abre curso para certificação de Agentes Autônomos de Investimentos 

Alunos contarão com vários recursos de aprendizagem, como videoaulas e simulados

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) vai lançar, na próxima terça-feira, 3 de novembro, um curso preparatório para quem deseja se tornar Agente Autônomo de Investimentos. A profissão é uma das que mais vem crescendo no Brasil, uma vez que há apenas 10 mil assessores cadastrados no sistema da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD).

Com duração de três meses e ministrado na modalidade online, o programa prepara o aluno para prestar o Exame de Certificação para Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras. O conteúdo é baseado na bibliografia sugerida pela Certificadora ANCORD.

Tendo ensino médio completo como pré-requisito e carga de 48 horas/aula, o curso dispõe de um corpo docente formado por profissionais que atuam no mercado financeiro e de seguros. Ao longo das aulas, marcadas para começar em 3 de novembro, os alunos contarão com vários recursos de aprendizagem, como videoaulas, simulados e fórum de dúvidas com tutoria reativa.

“O curso de AAI oferece um programa de estudos na medida certa, que capacita o aluno não só para a aprovação no exame, mas também para iniciar suas atividades na área, na qual será responsável por intermediar a distribuição de valores mobiliários entre investidores e mercado financeiro. O programa é uma excelente oportunidade de confluência de carreiras para o corretor de seguros, uma vez que este profissional atua como consultor de um produto específico, que é o seguro, oferecendo proteção da renda e dos bens de seus clientes. Ao se tornar um Agente Autônomo de Investimento, o corretor terá uma grande oportunidade de crescimento e ampliação da carteira”, explica a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

Gratuidade para corretores do Conexão Futuro Seguro

O preparatório da ENS está aberto ao público em geral e tem investimento de R$ 360,00. Entretanto, corretores de seguros associados aos sindicatos estaduais da categoria (Sincors) que tiverem participado do ciclo de eventos virtuais, Conexão Futuro Seguro, promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, poderão participar gratuitamente do curso. O prazo para usufruir deste benefício é limitado.

“Esta é uma condição muito significativa para quem está procurando diversificar e ampliar a atuação no mercado de trabalho. O objetivo da ENS é oferecer conhecimentos para que os profissionais de seguros possam desenvolver seu negócio de maneira cada vez mais qualificada e inovadora”, destaca o presidente da Instituição, Robert Bittar.

Todas as informações e inscrições podem ser obtidas em ens.edu.br


Graduação Tecnológica abre inscrições para turmas em 2021

Em virtude da pandemia da Covid-19, processo seletivo será realizado de maneira remota

Já estão abertas as inscrições para formação das turmas do primeiro semestre de 2021 da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS. As aulas terão início em fevereiro e alunos matriculados até 11 de dezembro terão 100% de desconto na primeira mensalidade.

O programa é indicado para quem busca capacitação técnica e formação específica com foco nas carreiras gerenciais do mercado de seguros. A graduação prepara o aluno para compreender as diversas etapas que compõem um processo técnico, comercial e de sinistro, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades de Seguros, Previdência Privada e Capitalização.

O objetivo é formar profissionais com pleno domínio dos conceitos existentes na área securitária, desenvolvendo a capacidade para administrar, comercializar e gerenciar riscos, e utilizar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da função, como Internet, Técnicas de Vendas e Marketing, Planejamento Estratégico de Seguradoras e Gerenciamento de Riscos.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma remota. Outras formas de ingresso, que dão direito a desconto na mensalidade, são aproveitamento da nota do ENEM, transferência externa e apresentação de diploma de nível superior.

Também há política de bolsas de estudos para funcionários de empresas associadas e ex-alunos do programa Amigo do Seguro, promovido pela ENS.

Para mais informações e inscrições os interessados devem acessar o site profissaosegura.com.br


Livro sobre inovação reúne artigos com os avanços no setor

Professora da ENS e uma das autoras da obra, Angélica Carlini apresentou, no Seminário de Inovação, detalhes do seu capítulo

No Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu o Seminário de Inovação, que marcou a inauguração da primeira Sala do Futuro da América Latina e o lançamento do livro “Inovação em Seguros: Ética e Direito, Consumo, Finanças, Tecnologias”.
 
Em um evento com convidados presenciais e virtuais, a Escola reuniu lideranças do mercado de seguros, dirigentes e colaboradores da Escola, jornalistas e autores da publicação, que tiveram a oportunidade de detalhar os resultados deste projeto editorial. Editada pela ENS, a obra reúne artigos oriundos de um criterioso trabalho de pesquisa relacionado ao avanço do setor de inovação e das novas formas de negócios implementadas pelos players do mercado de seguros.

Autora do capítulo inicial da publicação, intitulado “Inovação e Regulação em Seguros”, a professora e coordenadora do MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação da ENS, Angélica Carlini, apresentou detalhes da pesquisa, que trata das novas perspectivas da regulação estatal no setor de seguros em tempos de inovação. O artigo teve como coautor o pesquisador e mestre em Direito, Leonardo Girão.
 
“Nosso objetivo foi refletir sobre como é possível regular um mercado como o de seguros privados sem criar barreiras para o desenvolvimento tecnológico e econômico. Como podemos fazer aportes teóricos e metodológicos para essa reflexão, observando a regulação em ambientes ou em tempos de inovação. Assim, dividimos esse estudo em três momentos, que são a consulta à Constituição Federal de 1988, o maior marco regulatório do País, e que, recentemente, com a implantação da Emenda Constitucional de número 85 de 2015, trouxe modificações significativas para alguns artigos, como o 219, que determinou a prioridade para a autonomia tecnológica e o estímulo e fortalecimento da inovação nas empresas, ou seja, aspecto importantíssimo do qual a CF trata. O segundo ponto que desenvolvemos foi pensar o conceito de inovação, cujo objetivo principal é a busca por melhoria e ganho de qualidade e desempenho. E fechamos o capítulo com um estudo sobre o mercado, para saber como se dá o impacto da inovação na concorrência, no preço, na tomada de decisão e no capital humano mais qualificado e de melhor formação”, explicou a professora.

Tríplice Hélice da Inovação: seguro nacional à frente
 
Durante a explanação, Carlini comentou, de forma abrangente, o segundo momento da pesquisa, que analisa os reflexos da EC 85 no marco regulatório nacional. “Ela vai determinar que a Administração Pública Direta, autárquica, fundacional e, inclusive as Agências Reguladoras, terão o papel de estimular o desenvolvimento de projetos, de redes internacionais de pesquisa tecnológica e de criação de ambientes promotores de inovação. Portanto, o regulador brasileiro contemporâneo não é apenas o fiscalizador, ele é o regulador que tem por obrigação o desenvolvimento de ambientes de regulação”, explicou.
 
A professora ressaltou que o segmento de seguro brasileiro tem um ambiente propício para o desenvolvimento de inovação a partir do modelo da Tríplice Hélice, porque empresa, governo e universidade atuam em consonância de propósitos como acontece com a Escola de Negócios e Seguros, CNSeg e Fenacor, e Susep. A inovação se desenvolve com maior segurança e eficiência quando esses três segmentos atuam em conjunto como já acontece no setor de seguros privados no Brasil.

O livro “Inovação em Seguros: Ética e Direito, Consumo, Finanças, Tecnologias” está disponível para download gratuito no site da ENS, na área dedicada a publicações: ens.edu.br


MBA Executivo oferece quatro possibilidades de especialização

Curso é ministrado na modalidade online em moderna plataforma de ensino

Quatro possibilidades de especialização em um único curso. Seguros Gerais, Direito Securitário, Benefícios e Sob Medida são as opções de ênfase disponíveis no MBA Executivo em Negócios de Seguros, ministrado pela ENS.

O curso é indicado para profissionais com ensino superior completo interessados em desenvolver conhecimentos atualizados sobre gestão. Com duração de um ano e meio (360 horas), o programa permite que o aluno escolha, no último módulo, ênfase de sua preferência, podendo direcionar a carreira de acordo com suas prioridades.

Os demais módulos contemplam os temas Produtos, Finanças, Pessoas e Processos. Há ainda o módulo inicial, que conta com matérias básicas como Teoria Geral do Seguro, Estatística e Matemática Financeira.

Com início marcado para fevereiro de 2021, o MBA é realizado na modalidade online em moderna plataforma de ensino, com aulas interativas e conteúdo atualizado regularmente.

Para participar é necessário ensino superior completo. Investimento, conteúdo, corpo docente e demais informações podem ser encontradas no endereço mba.ens.edu.br, que também é o canal para matrículas.


Novembro terá nove cursos livres com aulas ao vivo

Aulas terão início a partir de 9 de novembro

O ensino a distância representa um grande avanço para quem busca educação continuada de qualidade, em curto tempo e por investimento acessível. Acompanhando as necessidades do mercado de trabalho e visando oferecer soluções inovadoras, a ENS promove cursos livres online que contam com aulas ao vivo.

Ministrados em plataformas dinâmicas e modernas, os programas podem ser cursados por profissionais de todas as localidades do País. A modalidade permite que os alunos tirem dúvidas em tempo real, garantindo um amplo diálogo com os professores, troca de informações e interação com os colegas.

Em novembro, a ENS realizará nove cursos livres com aulas ao vivo: Estratégias de Marketing e Comercialização de Seguros; Seguros de Riscos Cibernéticos; Direito e Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros; D&O Seguro de Responsabilidade Civil para Administradores; Resseguro: Princípios e Aplicação; Seguro de Vida: Como Vender Mais em Tempos Difíceis; Seguro de Saúde: Como Potencializar suas Vendas; Fundamentos Básicos da Gestão de Riscos; e Auditoria Interna Baseada em Riscos.

As aulas terão início a partir de 9 de novembro, dependendo do programa escolhido. A carga horária e o investimento também variam de acordo com o curso. Para participar é necessário ensino médio completo.

Outras informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br

Fonte: ENS, em 30.10.2020