“Depois dessa experiência com o ensino online, não vou parar por aqui”
Cinco opções disponíveis para habilitação técnica
Atuante no mercado de seguros entre 1995 e 1998, a proprietária da Koala BSB Corretora de Seguros, Sueli Barros Lima, decidiu voltar ao ramo securitário após anos trabalhando no governo do Distrito Federal. “Notei que no Distrito Federal existe um campo muito extenso e promissor no que tange à indústria de seguros”, revelou.
Valendo-se da experiência anterior em uma corretora, Sueli optou por fazer o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), que, em virtude da pandemia da Covid-19, está sendo ministrado na plataforma digital. “Identifiquei a importância de buscar capacitação e conhecimento para atuar no setor. Depois dessa experiência com o ensino online, com certeza não vou parar por aqui”.
A ex-chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Fundiários contou como tem sido a nova experiência de estudar a distância. “Antes eu tinha um certo preconceito com cursos online, mas, ao participar deste, minha percepção mudou completamente. Consegui me familiarizar rapidamente e agora me sinto muito à vontade por estudar no meu tempo e ter uma flexibilidade maior nos horários. Além disso, se eu perder alguma aula ou tiver dúvidas posso rever o conteúdo, garantindo assim melhor aproveitamento do curso”, explica.
Assim como Sueli Barros Lima, interessados em participar no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros na modalidade online ainda podem ingressar no programa. Atualmente há vagas, com início imediato, para as opções Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização + Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos.
A matrícula no curso garante gratuidade na taxa de inscrição do Exame para Habilitação de Corretores de Seguros (EHCS), desde que na mesma opção. Mais informações podem ser acessadas no endereço sercorretor.com.br, onde também é o canal para matrículas no curso.
Exame em agosto
Para garantir o certificado de habilitação profissional após a conclusão do curso online os alunos precisam ser aprovados no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, aplicado pela ENS.
A partir da próxima segunda-feira, 25 de maio, será possível realizar inscrições para as provas, que acontecerão entre 24 e 27 de agosto. O calendário pode sofrer alterações de acordo com o andamento da pandemia do novo coronavírus.
O Exame será realizado em 11 cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Para atuar legalmente como corretor de seguros é necessário ter registro profissional junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep). O documento só é emitido mediante apresentação de certificado de aprovação no CHCS ou EHCS.
Mais informações e inscrições nos exames estão disponíveis no site ens.edu.br.
MBAs online capacitam gestores para atuação de excelência
Duração e investimento variam de acordo com cada programa
Comprometida com a missão de formar gestores para um desempenho de excelência no mercado de seguros, a ENS oferece MBAs em várias áreas de atuação. Dois deles estão com oferta no momento para turmas online: Gestão Estratégica de Seguros e Executivo em Negócios de Seguros.
O MBA Gestão Estratégica de Seguros é indicado para quem almeja se tornar um profissional com ampla visão do setor. O programa é composto por disciplinas como Gestão de Seguros de Pessoas, Gestão de Resseguro, Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro e Gestão de Operação de Seguros.
Há ainda matérias mais genéricas, como Cenários Econômicos, Ética e Responsabilidade Social Corporativa, Gestão de Marketing de Serviços, Contabilidade Gerencial e Indicadores, entre outras.
Já o MBA Executivo em Negócios de Seguros se difere por oferecer, além de seis módulos fixos com conhecimentos em diferentes áreas do seguro, um último módulo no qual o aluno pode personalizar a linha de especialização. As quatro opções são: Seguros Gerais, Direito Securitário, Benefícios ou Sob Medida, esta última com possibilidade de escolha de três dentre as 12 disciplinas ofertadas nos módulos do curso.
Para informações como investimento, grade curricular e duração os interessados devem acessar o endereço mba.ens.edu.br, onde também é possível realizar inscrições.
Últimos dias para garantir desconto de 30% em cursos técnicos e de extensão
Alunos podem estudar em casa e estabelecer o ritmo de estudo mais conveniente
Ainda é possível aproveitar a oportunidade para se desenvolver profissionalmente por valores acessíveis. Esta é a última semana da promoção Turbine sua Carreira, promovida pela ENS, que oferece cursos selecionados de extensão e técnicos online com 30% de desconto.
Os programas são integralmente ministrados em plataforma digital e dispõem de conteúdo atualizado e interativo. Com isso, os alunos podem estudar em casa e têm autonomia para estabelecer o ritmo de estudo mais conveniente.
São 25 cursos extensão contemplados, que abordam temas como Contabilidade Gerencial, Gestão de Resseguro, Previdência Privada, Seguros de Transportes, Marketing de Serviços, Saúde Suplementar, Gestão Organizacional e Seguros de Pessoas entre outros. O investimento é a partir de R$ 133,00, variando de acordo com o programa escolhido. Para participar é necessário ensino superior completo.
Já os 15 cursos técnicos que fazem parte da promoção oferecem conhecimentos sobre assuntos como Capitalização, Direito do Seguro, Estratégias de Comercialização, Mercado Financeiro, Responsabilidade Civil Geral, Seguro Rural e Seguros de Riscos de Engenharia. Há programas com investimento a partir de R$ 73,00 e o pré-requisito é ensino médio completo.
Os valores com desconto valem até 30 de maio. Demais informações sobre a promoção podem ser consultadas no hotsite descubra.ens.edu.br/turbine, onde é possível realizar inscrições.
Seguros de Riscos Cibernéticos ganham espaço com aumento do trabalho em home office
Diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, mediou o debate com o especialista Flávio Sá
A pandemia da Covid-19 obrigou empresas de todo o mundo a adaptar suas operações para uma nova realidade, baseada no trabalho remoto. Para explicar como esse fato vem impactando o segmento de Seguros de Riscos Cibernéticos, a ENS promoveu, na última quarta-feira, live com o head de Financial Lines pela AIG Brasil e líder da prática de D&O para América Latina, Flávio Sá.
No encontro, conduzido pela diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, Flávio Sá destacou que, recentemente, cresceu muito a importância do Seguro de Riscos Cibernéticos, já que a adoção do home office pode deixar as companhias mais vulneráveis a fraudes por meios digitais. “Grande parte das empresas está operando 100% remotamente, é uma realidade atual. Os riscos cibernéticos já vinham aumentando muito e, agora, essa situação só piora”, alertou.
O especialista, que também é professor da ENS, explicou que parte das empresas não estava totalmente preparada para conviver com esse cenário. “Muitas tiveram que se adaptar, estabelecer diretrizes. Quando estamos no escritório temos uma rede segura e profissionais de segurança da informação que oferecem todo o respaldo necessário, o que pode não acontecer no trabalho remoto”.
De acordo com o executivo, o fato de alguns profissionais trabalharem com computadores pessoais traz uma exposição automática e aumenta ainda mais os riscos de ataques e fraudes cibernéticas. “Quando os funcionários usam o mesmo aparelho celular para trabalhar e se comunicar com o mundo externo, seja nas redes sociais ou por mensagens, há uma exposição dos dados corporativos”.
Além disso, sempre que existe uma crise é normal os fraudadores buscarem maneiras para cometer crimes e aumentar ganhos. “Com isso, crescem os incidentes cibernéticos, o que faz com que a situação fique ainda mais complexa”.
O cenário é muito preocupante para as empresas, segundo o especialista. “Grande parte ainda está entendendo quais são esses riscos e, com isso, estamos acompanhando uma evolução relevante deste segmento. O seguro tem um componente de serviço que só vai aumentar e vamos continuar trabalhando para termos cada vez mais especialistas falando sobre o tema”.
Profissionais qualificados
Ainda segundo o docente, até pouco tempo atrás a gestão de risco tradicional não incluía esse tipo de situação cibernética. “O que estamos encontrando cada vez mais é uma junção das habilidades, pessoas buscando uma qualificação técnica também em segurança cibernética. Então, vemos o profissional de gerenciamento de risco buscando entender de gerenciamento de crise, e o profissional de cyber security buscando o outro lado”.
Apesar disso, não faltam bons profissionais do ramo no País. “Os brasileiros estão entre os mais criativos. Mas também são muito criativos na hora de cometer os crimes. Acaba sendo uma faca de dois gumes“.
Maria Helena Monteiro ressaltou que este é um mercado em crescimento e oferece excelentes oportunidades, mas destacou que, para ser competitivo, é preciso se capacitar. “Para atuar nesse ramo é preciso se habilitar como corretor de seguros pela ENS e obter o registro na Susep. Depois, o caminho é se especializar e se qualificar para esse segmento que só vai crescer, sabemos disso", finalizou a diretora.
Próximas lives
Segurança cibernética continua sendo tema em destaque na ENS, que realizará duas lives na próxima semana. A primeira acontecerá na segunda-feira, 25 de maio, e terá o diretor de Ensino Superior da Escola, Mario Pinto, e o head de Venda de Softwares, Serviços e Consultoria da IBM, João Rocha, debatendo o tema “O que todo gestor precisa saber sobre Cibersegurança”.
Já na quarta-feira, 27 de maio, o business influencer e professor da ENS, Rodrigo Maia, vai dar dicas sobre Empreendedorismo. Os interessados poderão acompanhar os eventos a partir das 17h, no perfil da ENS no Instagram: @oficial.ens