Robert Bittar faz balanço das quatro primeiras semanas da ENS em regime de home office
Com rápidas respostas, Instituição se adaptou ao cenário imposto pela pandemia
Um vírus letal paralisou o mundo. A pandemia da Covid-19 transformou a vida de todos no Planeta, trazendo medo, insegurança e exigindo novos hábitos e comportamentos sociais.
Do ponto de vista econômico, ainda não é possível mensurar os impactos do novo coronavírus, mas ele já faz estragos e é certo que deixará sequelas. Novos e muitos desafios terão que ser enfrentados no mundo dos negócios, serviços e relações comerciais.
Com a necessidade do isolamento social, instituições e empresas tiveram que se adequar para proteger seus públicos, sem, no entanto, perder produtividade.
Para explicar como a ENS vem enfrentando a pandemia, o presidente da Instituição, Robert Bittar, falou sobre as principais medidas adotadas, que começaram antes mesmo do agravamento da situação.
Tendo a tecnologia como principal aliada, a Escola conseguiu migrar rapidamente a maioria das atividades presenciais - administrativas e educacionais - para ambiente virtual. Assim, continua em plena operação e oferecendo programas educacionais online de excelência.
Quais foram as primeiras providências que a ENS tomou diante da pandemia da Covid-19?
A pandemia do novo coronavírus implicou na adoção de quarentena em todas as regiões do Brasil, especialmente nas duas cidades onde temos unidades físicas, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), as que apresentam maior incidência da doença. Isso nos obrigou a, rapidamente, buscar modelos de operação adequados e eficientes para a situação.
Em primeiro lugar, imperou a absoluta necessidade de preservar a saúde dos nossos públicos: colaboradores, alunos, docentes e parceiros. Ainda na primeira quinzena de março, instituímos um Comitê de Crise que, diariamente, passou a analisar o cenário para que pudéssemos tomar as melhores decisões e no timing correto. Então, no dia 23 de março, decidimos suspender todas as atividades presenciais - administrativas e educacionais -, fechando nossa Matriz e a Unidade São Paulo, e colocando todos os colaboradores em regime de home office.
Esse movimento foi absolutamente exitoso graças à nossa tecnologia de ponta e ao comprometimento e engajamento dos corpos de colaboradores e professores. Hoje estamos 100% operacionais em todas as áreas, administrativa, acadêmica, comercial, de comunicação. Nosso departamento de Recursos Humanos mantém comunicação diária com os colaboradores, disseminando informações sobre o coronavírus e promovendo ações para transmitir segurança e tranquilidade a todos.
Esta é a quarta semana neste novo modelo e nossas equipes vêm demonstrando um fantástico espírito de superação e dedicação. Temos total convicção de que estamos fazendo o máximo e o melhor dentro do que as atuais condições nos permitem.
O que foi feito para atender aos alunos?
Nossa primeira preocupação foi migrar os cursos presenciais para o ambiente virtual adequando conteúdo e didática e, assim, evitar a descontinuidade das aulas. Em um grande esforço que envolveu coordenadores acadêmicos, docentes, técnicos das áreas de Ensino e a equipe da Escola Virtual, conseguimos esta migração em tempo recorde, em todos os nossos produtos educacionais, como o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, a Graduação Tecnológica em Gestão de Sguros e MBAs. Só para termos noção da complexidade desse trabalho, considerando apenas MBAs e a graduação, convertemos 117 disciplinas para ambiente virtual.
Em pouco tempo, capacitamos professores e colaboradores para que os recursos do Ensino a Distância, em particular as salas de aula virtuais, fossem aproveitados ao máximo. Nessas salas acontecem transmissões ao vivo ou gravadas, e nossos especialistas apresentam dados em tempo real, usam quadros interativos, fazem enquetes e questionários, compartilham arquivos, debatem com os alunos e organizam as turmas em grupos de trabalho. São múltiplas possibilidades e com a excelência da melhor tecnologia educacional.
Considerando que esse momento também pode ocasionar dificuldades financeiras, essa foi a segunda frente relacionada aos alunos que mereceu atenção. Nossas Secretarias estão à disposição para receber possíveis demandas e oferecer facilidades para renegociação, analisando caso a caso para que todos consigam honrar seus compromissos. Estamos com todos os canais de atendimento e comunicação disponíveis, tirando dúvidas e solucionando problemas para que eles fiquem seguros de que não terão qualquer perda no aprendizado.
A melhor parte de tudo isso foi receber mensagens de diversos alunos, de várias partes do País, manifestando sentimentos espontâneos e sinceros de agradecimento e reconhecimento pelo esforço da Escola.
E com relação a novas atividades, como a ENS vem atuando?
Empreendemos um segundo grande movimento concentrado em produtos, principalmente na concepção de novas opções adaptadas ao atual cenário. Assim, criamos uma categoria de cursos chamada 'EAD Ao Vivo', que são aulas presenciais a distância com professores lecionando de suas próprias casas. No momento, 10 programas estão com oferta, são quatro encontros que rendem um total de 24 horas.
Outra novidade foi o lançamento do Programa de Autodesenvolvimento, que oferece 40% de desconto em cursos para profissionais de entidades parceiras. Também criamos a promoção Turbine sua Carreira, que concede desconto de até 30% em cursos online e é mais um estímulo para quem quer se qualificar durante a quarentena.
Mais uma vez contando com o auxílio da tecnologia, começamos a promover Lives no Instagram, apresentadas por colaboradores e professores da ENS, sobre seguros, ensino, mercado de trabalho, negócios, entre outros temas.
No âmbito das parcerias, fechamos acordo com a Mashme, empresa espanhola, e a Samsung SDS, para criação da Sala do Futuro. Trata-se de uma sala de aula futurista, a primeira nesses moldes na América Latina, que poderá receber 30 alunos presenciais e até 40 remotos, todos interconectados. Será uma experiência verdadeiramente inovadora, sem precedentes, baseada em recursos audiovisuais de altíssima definição. Um projeto extremamente importante neste momento e que deve estar disponível a partir da segunda quinzena de maio.
Temos outras parcerias sendo costuradas, em especial nas áreas de riscos cibernéticos e de cooperação acadêmica, com nomes de peso. Muito em breve anunciaremos mais novidades.
Quais lições a ENS tira dessa pandemia e qual será a visão daqui pra frente?
A situaçao pegou a todos de surpresa, é grave e ainda não temos uma visão clara por quanto tempo esse cenário se estenderá. Por isso, nossa principal prioridade sempre foi e continuará sendo preservar a integridade e a saúde de todos, e estamos conseguimos cumprir essa missão sem afetar as nossas operações.
Nossa equipe seguirá trabalhando em home office, motivada, integrada e sempre em busca de novas soluções para oferecer os melhores serviços e produtos para o público que também está cumprindo quarentena. Isso comprova que, com planejamento, organização e criatividade, é possível gerar novas oportunidades em momentos de crise.
Continuaremos exercendo nosso papel como educadores e não pouparemos esforços para garantir que os profissionais sigam se capacitando e adquirindo conhecimento, o que, neste momento, se faz ainda mais necessário.
Lives promovem debates sobre seguros e negócios em tempos de pandemia
Duas primeiras edições abordaram produtividade em home office e finanças pessoais
Visando difundir informações e conhecimento durante o período da quarentena, a ENS lançou uma série de Lives em seu canal no Instagram. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, às 17h, e debatem assuntos relacionados ao mercado de seguros e mundo corporativo, como Saúde Suplementar, Riscos Cibernéticos e Planejamento de Carreira.
As duas primeiras edições foram realizadas nos dias 8 e 15 de abril, e tiveram como temas “Produtividade em Regime de Home Office” e “Finanças Pessoais em Tempos de Crise”, respectivamente. A próxima Live, no dia 22, abordará os desafios do mercado de seguros durante e após a pandemia sob o prisma do corretor de seguros.
A transmissão será conduzida pelo palestrante de Vendas e Motivação, Diego Maia, que terá como convidada especial a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.
Os interessados podem acompanhar pelos perfis @oficial.ens ou @diegomaia_cdpv.
Dicas para produtividade em home office
A primeira edição das Lives da ENS abordou produtividade em regime de home office. O debate foi conduzido pelo gerente de Publicidade e da Escola Virtual da ENS, Gustavo Borges, e contou com a participação da gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da Instituição, Valeria Chaves. Os profissionais comentaram suas rotinas de trabalho online e deram dicas para quem está trabalhando de forma remota.
Borges destacou que, neste momento, não estamos vivendo uma experiência de home office tradicional. “Estamos passando por uma pandemia e todos têm que ficar em casa. Com isso, algumas escolas estão oferecendo atividades online e os pais têm que se dividir entre trabalhar e orientar os estudos dos filhos, além dos afazeres domésticos”.
Já Valeria Chaves ressaltou que ser produtivo é focar para fazer a coisa certa, e não se preocupar em fazer várias coisas ao mesmo tempo. “Não adianta ser disciplinado e não fazer nada que realmente importe. É melhor fazer menos, mas focar nas atividades que estejam alinhadas aos seus objetivos”.
De acordo com a gerente, algumas medidas podem ajudar nesse momento, como criar um ambiente agradável e confortável, se preparar para a jornada de trabalho e seguir uma rotina como a do escritório. “Troque de roupa, prepare seu café, separe sua água e outros itens que sejam do seu costume, procure um lugar silencioso e estabeleça horários para trabalhar”, ressalta.
Finanças pessoais e coronavírus
A segunda Live da ENS teve como tema “Finanças Pessoais em Tempos de Crise”. As atividades foram conduzidas pelo consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, e mediado pela gerente da ENS, Valeria Chaves.
Ao longo da transmissão, Muylaert deu recomendações para passar pela crise sem comprometer as finanças. Ele destacou que é preciso haver um comprometimento de toda a família com a educação financeira e recomendou a elaboração de um orçamento para organização das despesas e eventuais dívidas. Também sugeriu cautela nos investimentos como forma de preservação do patrimônio.
As duas edições contaram com a participação , em média, de 80 espectadores, que interagiram enviando perguntas.
Para acompanhar as Lives da ENS os interessados devem acessar o perfil @oficial.ens no Instagram, onde serão divulgadas todas informações.
Cinco opções de programas online para formação de corretores de seguros
Ao final das aulas, aprovados prestam o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros
O corretor de seguros é responsável por zelar pelo patrimônio e pela vida das pessoas. Para isso, precisa estar adequadamente capacitado e atualizado acerca dos produtos disponíveis no setor.
Por desempenhar papel de extrema importância, atuando como ponte entre seguradoras e segurados, ele necessita de conhecimentos técnicos e comerciais específicos, que podem ser adquiridos no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros.
Oferecido pela ENS, o programa está com inscrições abertas para a modalidade online. Há cinco opções de turmas, todas com início imediato: Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização + Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos. A duração e o investimento variam de acordo com cada opção.
Por ser ministrado integralmente em ambiente digital, é possível personalizar ritmo, local e horário de estudo de acordo com as necessidades de cada aluno. Assim como as aulas, o material didático e o contato com professores em caso de dúvidas também é disponibilizado digitalmente.
Ao final das aulas, os aprovados prestam o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, cuja taxa de inscrição já está incluída no investimento do curso. As provas são realizadas presencialmente em diversas regiões do País.
Mais informações estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde também é possível realizar inscrições.
Parceria com Alumia ampliará alcance de cursos de ensino superior
União contempla cursos de graduação, extensão e MBA
Uma das estratégias comerciais da ENS é estabelecer parcerias com instituições de ensino de diversas regiões do Brasil. Recentemente, mais um acordo foi firmado, dessa vez com a Alumia, startup da área educacional especializada em cursos de nível superior na modalidade online.
A união vai aliar a qualidade de ensino da ENS, por meio de conteúdos, ambientes virtuais, certificados e professores, com as mais modernas técnicas de marketing digital, ações comerciais e processos de vendas da Alumia. Estão contemplados cursos de graduação, extensão e MBA, nas modalidades online e semipresencial.
“Com os últimos acontecimentos, o ensino a distância ganhou ainda importância para os estudos, no Brasil e no mundo. Dentro desse cenário, a parceria com a Alumia é fundamental e estratégica, pois ela será um braço importante para seguirmos nossos objetivos de oferecer o ensino de seguros e negócios em todo o País”, declara o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.
Para obter mais informações e se inscrever nos cursos os interessados devem acessar o site ens.edu.br