Receitas de 2016: 7,893 bilhões de euros (+8,5%*)
Lucro operacional: 417 milhões de euros (+55,7%*)
Mais de 17.500 colaboradores internacionais falando mais de 70 línguas
Atividade comercial em 76 países
44 milhões de casos e 39 milhões de ligações atendidas
Com um aumento significativo em seus resultados anuais, a Allianz Worldwide Partners confirma sua posição como líder nas áreas de assistência, saúde internacional, seguro automotivo e de viagem. O Grupo continua seguindo em direção de seu objetivo para alcançar 10 bilhões de euros em receitas e 500 milhões de euros em lucro operacional até 2020.
"2016 foi um ano crítico para nós, marcado por desafios que fomos capazes de superar, como demonstrado pelo crescimento significativo de nossas receitas e lucros. Isso confirma a relevância de nossa estratégia operacional e da nova estrutura de organização implantada durante o ano passado. Os esforços internos feitos para posicionar o consumidor no coração do nosso negócio valeram a pena, e um número de clientes institucionais decidiram colocar ou renovar a confiança em nós. Nós claramente estamos no caminho para alcançar os objetivos estabelecidos para 2020 e assim, fortalecer nossa posição como líder mundial no mercado", afirma Rémi Grenier, Presidente da Allianz Worldwide Partners.
O sucesso da oferta de um serviço focado no consumidor
A Allianz Worldwide Partners é muito mais do que um simples provedor de serviço. É um parceiro confiável com a habilidade de integrar perfeitamente suas soluções à cadeia de valor dos clientes institucionais. Em resposta às tendências de novos consumidores, como a ascensão da economia de compartilhamento e o apetite pela digitalização e pelos aplicativos, a Allianz Worldwide Partners está constantemente evoluindo para oferecer soluções únicas que combinem tecnologia, serviços e seguro, assim como proteção e cuidado no mundo todo.
"Nós estamos nos afirmando como uma verdadeira empresa multimodal e global, capaz de se adaptar a cada necessidade do cliente, a qualquer hora, em qualquer lugar, enquanto damos à eles suporte para seu crescimento e reforçamos a lealdade de seus clientes. Nós estamos investindo fortemente para estender nossas plataformas globais de TI e assim oferecer competência, e graças à nossa presença global nós estamos bem posicionados para fornecer soluções globais escaláveis", acrescenta Rémi Grenier.
A distribuição regional de receitas permaneceu similar à de 2015 e reforçou a presença internacional do Grupo, com Europa e Oriente Médio representando 62% da receita total, a região do Pacífico Asiático representando 24% de toda a atividade e as Américas representando 14%. Crescimento dinâmico em todos os campos, direcionado pelos serviços de assistência e seguro viagem por um lado, e automotivo por outro. Continuando os avanços de 2015, todas as atividades da Allianz Worldwide Partners mostraram forte crescimento em 2016.
O negócio de assistência e seguro viagem representou 44% das receitas do Grupo e cresceu 10% comparado a 2015 para alcançar 3,473 bilhões de euros. O lucro operacional vivenciou um impressionante crescimento de +22.6% em relação a 2015, em 141 milhões de euros. O negócio automotivo representou 39% das receitas do Grupo e reportou um crescimento de 8,6% comparado a 2015, o que levou essa linha de negócio pela primeira vez acima do limite de 3 bilhões de euros para 3,061 bilhões de euros. O lucro operacional mais que duplicou para 242 milhões de euros.
O negócio de saúde internacional, que relatou receitas de 1,359 bilhões de euros, cresceu 3,9% a partir de 2015 e representou 17% das receitas totais do Grupo. O lucro operacional diminuiu 32,5% para 43,7 milhões de euros devido a cancelamentos no portfólio estabelecido em Dublin que não foram completamente compensados pelo novo negócio em 2016. Apesar da competição crescente, as receitas se mantiveram no alvo para o portfólio de Paris.
2016 foi um ano base para canais diretos que representaram 264 milhões de euros, um aumento de 17%. Os fundamentos para a globalização e a aceleração dos canais móveis foram estabelecidos firmemente com o lançamento de aproximadamente 20 novos aplicativos em áreas como turismo, assistência automotiva e saúde por 9 países e 3 linhas de negócio.
No Brasil a operação faturou, no último ano, mais de R$ 501 milhões. “Para este ano, estamos otimistas com o mercado de assistência 24h e estimamos um crescimento superior a 30%", destaca o presidente da Allianz Worldwide Partners Brasil, Vincent Bleunven.
Um ano diferenciado pelo lançamento bem sucedido de 5 iniciativas estratégicas
A Allianz Worldwide Partners alavancou suas 5 iniciativas estratégicas para impulsionar sua posição de liderança e para se tornar referência centrada no cliente B2B2C:
1 - Viajante conectado - capturando crescimento potencial de canais diretos, oferecendo ofertas perfeitas entre países e criando a melhor experiência de proteção de viagem: o Grupo estabeleceu em 2016 novas parcerias com companhias aéreas e posteriormente desenvolveu suas ofertas para proteção de passagens, assinando um grande contrato com uma agência de viagem online dos Estados Unidos. Os pedidos online e as soluções de pagamentos digitais estão previstos para 2017.
2 - Vida conectada - trazendo uma abordagem global única para serviços de assistência digital e produtos de seguro para a era digital (incluindo e-reputation e perda de dados) para todos os segmentos do mercado: a aquisição da Allianz Handwerker Services fortaleceu o negócio de assistência em 2016 por destacar os serviços de casa conectada na Alemanha. Além disso, a assinatura de acordos importantes com uma renomada Fabricante de Equipamento Original (OEM) móvel e uma varejista online estabeleceu firmemente a Allianz Worldwide Partners no mercado de dispositivos móveis e risco digital.
3 - Saúde em uma caixa - oferecendo serviço completo na área de cuidado em ambulatório, de serviços digitais e remotos (checagem de sintomas, avaliação de urgência) a tele aconselhamento para pacientes com necessidade: muitos aplicativos de saúde centrados no cliente foram lançados em 2016. Por exemplo, o Primary Care Support permite que os clientes contatem especialistas médicos via app do telefone móvel a fim de receber aconselhamento médio 24 horas por dia, proporcionando paz de espírito. O verificador de sintomas, um novo recurso dentro do app MyHealth, guia os pacientes por meio de uma avaliação para detectar potenciais condições médicas e indica a urgência do tratamento subsequente.
4 - Carro conectado - atendendo às necessidades dos provedores de serviço de mobilidade e novos desafios digitais a fim de oferecer soluções holísticas de seguro automotivo: a entrada em mercados inovadores foi conquistada pela associação com novos parceiros de mobilidade, como a car2go, de compartilhamento de carro, e a EasyMile, de veículos autônomos. Avanços foram feitos na digitalização e automação devido à integração da telemática dos veículos com os sistemas e serviços da Allianz Worldwide Partners.
5 - Allianz para Vida - proporcionando ofertas B2C assim como B2B2C, em resposta às necessidades sob demanda dos clientes e para oferecer serviços digitais inovadores: com uma taxa de 10.000 downloads por mês, um dos desenvolvimentos de aplicativos mais bem sucedidos foi o TravelSmart nos EUA, a primeira versão para iOS sendo lançada em maio de 2016. Pechhulp on demand, um app de sucesso em nosso programa de assistência rodoviária digital, foi lançado no mercado holandês em setembro de 2016 e tem alcançado uma classificação média de 4,4 estrelas de 5.
"Nós estamos confiantes que cumpriremos os objetivos de 2017 e estamos no caminho para alcançar nossas ambições de 2020 (10 bilhões de euros em receita e 500 milhões de euros em lucro operacional). Nossa sólida organização, entendimento claro dos objetivos estratégicos e desafios de nossos clientes e nossas soluções digitais de alto alcance, sem mencionar a dedicação de nossos colaboradores, são atributos que continuarão fazendo a diferença em nosso mercado", conclui Rémi Grenier.
Fonte: Race, em 04.08.2017.