A certificação reconhece a qualidade no modelo de gestão do atendimento ao cliente da seguradora
A Allianz Seguros recebeu a certificação ISO 9001, que atesta as boas práticas das empresas que implantam um modelo de gestão baseado na qualidade de seus serviços. O setor de atendimento ao cliente da seguradora, que inclui Linha Direta, Sinistros, Saúde, SAC e Ouvidoria Seguros, recebeu a certificação que é referência em todo o mundo.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a gestão dos processos internos, por meio do monitoramento de indicadores, verificação da satisfação dos clientes, acompanhamento de fornecedores, desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, em um processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os processos organizacionais necessitam ser verificados por meio de auditorias externas independentes.
Para Rosely Boer, diretora executiva de Operações da Allianz Seguros, a certificação ISO 9001 recebida pela companhia somente confirma a preocupação da seguradora com seus clientes. A melhoria contínua de processos e produtos é o principal compromisso da Allianz Seguros. Queremos superar as expectativas de clientes, colaboradores, parceiros e acionistas e atingir o crescimento nos negócios de forma sustentável, afirma.
Foram auditados processos de Atendimento a clientes, Gestão de Clientes, TI, Ouvidoria, Monitoria, Treinamentos Operacionais, Gestão da Qualidade e RH. A certificação foi realizada durante todo o mês de outubro.
O relatório final da auditoria foi aplicado pela TÜV Rheinland que, durante o processo, destacou o engajamento dos colaboradores com a cultura da qualidade implementada pela Allianz. Segundo a auditoria responsável, em documento entregue à companhia, foi marcante o fato de todos terem o pleno conhecimento da Política da Qualidade e dos indicadores relacionados aos objetivos da qualidade.
Fonte: Virta, em 03.12.2013.