Por Jeniffer Elaina
Fique atento a essas dúvidas sobre seguro de carro e entenda melhor como funciona o seguro auto.
Proteger o veículo é necessário, mas as dúvidas sobre seguro de carro impedem que alguns motoristas tenham esse serviço por desinformação.
Se você faz parte desse grupo, pode solucionar todas aqui nesse artigo. Porém, se você já possui um seguro auto, conheça um pouco mais e repense na hora de renovar a sua apólice.
É muito importante que você entenda como funciona o seguro de carro antes de contratar ou renovar o serviço.
1. Quem regulamenta os seguros?
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar as empresas de seguro. Somente as que são credenciadas é que possuem autorização para comercializar esse tipo de serviço.
2. Quero fazer um seguro, mas ele pode ser recusado pela seguradora?
Sim. As seguradoras têm o prazo de até 15 dias para analisar a sua proposta e, dentro desse período, podem negar o seguro. Se ocorrer uma recusa, ela deve ser acompanhada de uma justificativa.
3. O que é o prêmio do seguro?
Muita gente paga o valor do seguro, mas não sabe que ele possui um nome específico de “prêmio”. Portanto, nada mais é que o valor a ser pago para que as responsabilidades dos riscos sejam transferidos à seguradora, ou seja, o valor do seguro.
4. E se eu não pagar o prêmio?
O valor do prêmio pode ser pago à vista ou parcelado, conforme a negociação. É obrigação da seguradora manter os pagamentos em dia e, caso haja atraso, o seguro pode ser suspenso ou até mesmo cancelado, fazendo com que as coberturas deixem de ter validade.
5. O que é franquia?
Além do valor do prêmio, o segurado pode ter de arcar com outros custos. A franquia é uma espécie de coparticipação paga quando o veículo sofre algum sinistro que resulte em perda parcial.
Nesse caso, a seguradora paga o valor estipulado na apólice e arca com o restando do valor do conserto do carro.
Vale ressaltar que, no caso de danos a terceiros, não há cobrança de franquia.
6. Posso renovar minha apólice com outra seguradora?
Por ser mais fácil, a maioria dos motoristas renova a apólice sempre com a mesma seguradora. Porém, ele pode trocar quando achar necessário.
É até importante fazer a pesquisa em mais de uma empresa antes do seguro vencer, pois assim pode escolher a mais vantajosa porque as condições podem mudar de um ano para outro.
7. Terei direito à assistência 24 horas?
Isso vai depender do que sua seguradora oferece e o que consta na sua apólice, mas a maioria das empresas disponibiliza essa facilidade.
A assistência 24 horas costuma incluir guincho, socorro mecânico e elétrico e outras comodidades. Porém, atente-se se existe limite de uso de cada um deles.
8. Preciso informar à seguradora se eu mudar de endereço?
Sim. O valor do prêmio é calculado com base nos riscos informados à seguradora. Quando você muda de endereço, pode ir para uma área com maior ou menor incidência de roubos. Se fizer a mudança e não informar, no caso de ter o veículo roubado, corre o risco de não receber a indenização.
Fonte: Smartia Seguro Auto, em 20.02.2018.