Por Jeniffer Elaina (*)
Com a grande variedade de corretoras de seguros que achamos na internet é importante ficar atento para não cair em golpes. Por isso, listamos neste texto algumas informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice.
A internet traz diversas vantagens para a vida das pessoas, porém, junto com ela pode vir também muita dor de cabeça. Para que ninguém tenha problema, falaremos sobre as informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice.
O mercado de seguros tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG), só em 2019, o crescimento foi mais de 12%, convertendo em uma arrecadação de R$270 bilhões.
Devido a este aumento na demanda é essencial que um corretor de seguro tenha uma diferencial para se destacar entre os seus concorrentes e um deles pode ser a preocupação com a pessoa que precisa de seguro, independente do produto que ela procura.
Isso pode acontecer se você souber quais são as informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice.
E é isso que vamos mostrar no texto abaixo. Veja algumas estratégias para não ter problemas com o seguro auto que você pode passar para seus clientes!
Conheça as informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice
Todo mundo diz que devemos ter um contador, um médico e um corretor de seguros de confiança. Já escutou isso? Afinal de contas, são três pontos da vida que sempre precisamos, não é mesmo? E como conquistar essa confiança? Transmitindo segurança ao seu cliente.
Isso pode acontecer quando você demonstrar, por exemplo, a preocupação da pessoa cair em golpe se ela não buscar informações sobre a corretora. Por isso, fique de olho nas informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice. Desta forma, você saberá mais como ajudar o seu cliente.
1 - Sites confiáveis
A primeira informação que deve ser transmitida é sobre a confiabilidade do site em que a pessoa fez a cotação de seguro auto online. A internet tem muitas oportunidades e, por isso, devemos ficar atentos para não cairmos em golpes.
Neste caso, não podemos apenas ficar apegados aos valores e, sim, se o serviço é verdadeiro. Afinal, já imaginou precisar acionar a seguradora porque o carro quebrou, por exemplo, e descobrir que não era nada daquilo que foi vendido? Terrível, não é mesmo?
Então, é essencial que o cliente realize buscas na internet para entender como foi a experiência de outros usuários com a corretora e a seguradora. Você pode verificar que há pesquisas que mostram os melhores sites para cotação de seguro online, por exemplo, e se basear nela para começar.
Além disso, entrar em sites de reclamações para ver como é a situação da empresa e como é o tratamento dos clientes.
Saber sobre a credibilidade é essencial para não ter problemas no futuro.
2 - Explicar detalhes sobre a franquia
Outro ponto que poucas pessoas se atentam, mas é um detalhe importante que o corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice é sobre a franquia.
No momento da cotação de seguro auto online, na maioria das vezes, ficamos muito apegados apenas no valor que iremos pagar pelo produto, que acabamos esquecendo de detalhes essenciais.
Então, é legal o corretor fazer uma explicação sobre valores e como funciona o pagamento, caso seja necessária a utilização, conhecido como sinistro. Desta forma, o cliente não terá surpresas.
É possível encontrar três tipos de franquia: normal, reduzida e ampliada. Tenha clareza na diferença de cada uma delas para auxiliar o cliente na escolha.
3 - Cobertura do seguro
Antes de assinar a apólice ter a clareza do que realmente faz parte da cobertura do seguro que está contratado é mais uma informação importante porque, desta forma, o segurado terá clareza do que realmente terá direito caso precise acionar a seguradora.
Porém, é na etapa da cotação do seguro que ele deve ser alertado da importância de contratar algumas coberturas, por exemplo, já que, quando estamos cotando, pensamos que nunca teremos problema com o item que estamos contratando o seguro.
O que achou das informações importantes que todo corretor de seguros deve passar ao seu cliente antes de assinar a apólice? Qual você completaria?
(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.
31.05.2023