Na última quarta-feira (14/09), a Seguro Nova Digital promoveu o programa Seguro em Debate #29, com o tema “O atual cenário do mercado de assistência 24 horas”. A transmissão foi mediada pelo jornalista Sergio Guerra e contou com a participação da 1ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, e do CEO da Europ Assistance, Newton Queiroz. A gravação está disponível aqui.
Simone destacou a dificuldade do consumidor em acionar o serviço de assistência e as ações do Sincor-SP para buscar melhorias. “Por meio das 30 Regionais da entidade, fizemos um mapeamento e analisamos as áreas que precisam de maior atuação das seguradoras. O Disque Sincor também prestou um rápido atendimento aos associados, porque não enfrentamos apenas problemas no seguro automóvel. O residencial, por exemplo, aumentou exponencialmente na pandemia”, esclareceu.
O CEO da Europ Assistance apresentou os problemas na assistência, que alcançaram nível mundial em decorrência da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia. Para o especialista, os preços dispararam devido a baixa demanda, a mudança de ramo de vários dos prestadores de serviços e a alta nos combustíveis. “Cada país possui as suas particularidades, entretanto, os eventos globais afetaram os preços mundialmente. A alta no diesel, por exemplo, impactou toda e qualquer operação que necessite de deslocamento”, afirmou Queiroz.
Ele falou também da capacidade técnica necessária para resolver problemas. “O grande e o pequeno prestador têm necessidades diferentes. O operador precisa de conhecimento técnico para entender o consumidor final. Sobretudo, nosso serviço é emergencial. Ele é capaz de quebrar uma empresa ou salvar a vida de uma pessoa”, pontuou.
Por fim, Simone relatou como ouviu os prestadores de serviços e levou os pontos discutidos para as seguradoras. “Embora a digitalização, o treinamento técnico e a proximidade com o prestador proporcionem um serviço melhor, essa é uma via de mão dupla. É necessário a união de corretores, seguradoras e prestadores para realizar o melhor serviço possível para o segurado”, finalizou.
Fonte: Sincor-SP, em 15.09.2022