Relator do PLC 29/17, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) divulgou, finalmente, nesta terça-feira (21), o relatório final que será votado no plenário da Casa. O texto acordado pelo Ministério da Fazenda e o setor privado, visando agilizar a aprovação, deverá resultar em uma nova lei do seguro.

No que se refere especificamente ao Corretor de Seguros, o relatório faz, ao todo, 13 menções.

Em linhas gerais, os principais dispositivos que impactam a categoria estão nos arts. 42 e 43, que tratam das atribuições, responsabilidades e direitos do Corretor de Seguros. “Suprimimos o § 1º do art. 43. Embora o propósito do dispositivo seja digno de nota – evitar conflito de interesses entre segurados e Corretores, que assumem cada vez mais o papel de assessores do segurado –, a vedação absoluta de participações contingentes pode ser danosa para o mercado, prejudicando a Corretagem em seguros massificados. Melhor é a linha do que se pratica no mercado europeu, onde há punição dos casos excepcionais em que se comprova o conflito de interesses do Corretor em função da chamada comissão contingente, em vez da vedação geral”, explica o senador, no texto do relatório.

Leia aqui na íntegra.

Fonte: CQCS, em 24.11.2023

Nos dias 6 e 7 de outubro, foi ao ar o especial do SinPodOuvir ao vivo durante o Conec 2023, evento promovido pelo Sincor-SP. Na ocasião, os apresentadores do programa mostraram os bastidores do congresso e conversaram com os convidados sobre temas do mercado de seguros.

Em programas curtos, com duração de cerca de 25 minutos, os apresentadores revezaram o comando do programa entre intervalos. Participaram da atração o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e os apresentadores Alex Dias, Fernando Ber, Leandro Giroldo, Mara Suto, Rogério Freeman, Simone Fávaro, Thiago Fecher e Vanessa Mendes.

Já entre os convidados, marcaram presença o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, o vice-presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Paulo Marraccini, o CEO da BrazilHealth, Marcelo Reina, o vice-presidente Comercial da HDI Seguros, Paulo Ricardo, o vice-presidente Comercial da Liberty Seguros, Marcos Machini, o diretor Comercial da Bradesco Seguros, Leandro Freitas, entre outros profissionais.

“Fazer o podcast foi uma forma de conectarmos o congresso com os corretores que não conseguiram comparecer este ano. Geramos uma atratividade a mais para o evento e colhemos depoimentos de muitos personagens importantes do mercado de seguros. Além disso, quem sabe outros profissionais já fiquem de olho em uma possível participação no Conec 2025”, declarou o 2° secretário e diretor de Comunicação do Sincor-SP, Rogério Freeman.

É possível conferir o episódio do primeiro dia clicando aqui. O segundo episódio está disponível aqui.

Edição especial com os melhores momentos.

Fonte: Sincor-SP, em 10.10.2023

4º Trocando Ideias de 2022 acontece no dia 24 de maio

ucs 13052022

A União dos Corretores de Seguros (UCS), após um longo período de restrições por conta da pandemia, retomará a realização de seu tradicional evento Trocando Ideias de forma presencial, aberto a todo o mercado de seguros, incluindo corretores associados ou não, seguradores, imprensa, e demais prestadores de serviços.

Para esta volta, que acontece na terça-feira 24 de maio, a partir das 19h, na Charles Pizzaria, o convidado especial será o executivo Fabio Luchetti, ex-presidente da seguradora Porto, que irá apresentar a palestra “Seguros: processos, produtos e distribuição. Tempestade perfeita?”. Segundo ele, a ideia é olhar para as mudanças que já estão acontecendo e, com base em pesquisas e experiência, avaliar os impactos no curto e médio prazo. “Vamos debater como isso interfere nos corretores de seguros, a médio e longo prazo, e quais possíveis linhas podem seguir para se adequarem”, antecipa.

Arno Buchli Junior, presidente da UCS, reforça que a oportunidade de os associados estarem juntos novamente depois de dois anos torna o evento comemorativo. “Vamos abordar um assunto diretamente ligado ao ‘DNA’ da UCS – ‘o corretor de seguros’ – com um convidado pra lá de especial. Imperdível”, convida.

4º Trocando Ideias de 2022 – UCS recebe Fabio Luchetti

Data: 24/05/22– terça-feira

Horário: 19 horas

Local: Charles Pizza Grill – Av. José Maria Whitaker,1785 – Planalto Paulista

O custo do restaurante por pessoa é de R$ 64,90 (rodízio de pizza e grelhados – bebidas à parte). Estacionamento com manobrista ou em bolsão gratuito em frente.

Inscrições pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: RUCO, em 13.05.2022

Especialistas do segmento se uniram para fomentar a conscientização sobre a importância da proteção e planejamento financeiro por meio do seguro de vida, com mensagens educativas sobre o produto

ruco 13092023

Acreditando que o seguro de vida é uma ferramenta de proteção e inteligência financeira básica para todo brasileiro, independentemente da sua classe social e momento de vida, alguns dos principais especialistas no assunto se uniram para a criação do movimento “Minha Vida Protegida”. A iniciativa surge da aposta de que as que as empresas e profissionais do mercado de seguros podem ser os grandes protagonistas da mudança de mentalidade em relação à cultura do seguro e do planejamento financeiro no Brasil.

O movimento #MinhaVidaProtegida acontece no período de 30 outubro a 13 de novembro, por iniciativa da Educa Seguros e da Seguros & Previdência.com, e conta com grandes especialistas como embaixadores, que irão trabalhar na busca por multiplicadores e apoiadores.

Os embaixadores são profissionais referência na área, de diversas regiões do país. São eles, por ordem alfabética:

  • Anderson Ojope, criador de conteúdo de seguros – Rio de Janeiro-RJ;
  • André Rezende, criador de conteúdo de seguros – São Paulo-SP;
  • Andréia Araújo, diretora do CVG-RS e vice-presidente do CVG-SC – Porto Alegre-RS;
  • Bruno Castilho, corretor de seguros – Curitiba-PR;
  • Camila Gonçalves, corretora de seguros – Belo Horizonte-MG;
  • Cláudia Ramazotti, corretora de seguros – Marília-SP;
  • Daniele Coelho, corretora de seguros - Belo Horizonte-MG;
  • Elizeu Dias, corretor de seguros – Cacoal-RO;
  • Emerson Soares, corretor de seguros – São Paulo-SP;
  • Felipe Sousa, corretor de seguros – São Paulo-SP;
  • Fernanda Sawczyn, corretora de seguros – Curitiba-PR;
  • Fernando Dantas, presidente do Sincor-CE – Fortaleza-CE;
  • Gilberto Ubirajara, corretor de seguros – Rio de Janeiro-RJ;
  • Jorge Nascimento, corretor de seguros – Belo Horizonte-MG;
  • Josusmar Sousa, corretor de seguros – São Paulo-SP;
  • Luciano Tane, corretor de seguros – Bauru-SP;
  • Luiz Ricardo Araújo, historiador e professor de seguros – São Paulo-SP;
  • Regina Mendes, corretora de seguros – Belo Horizonte-MG;
  • Ricardo Tarantello, corretor de seguros – São Paulo-SP;
  • Rogério Araújo, corretor de seguros – Belo Horizonte-MG;
  • Simone Magalhães, criadora de conteúdo de seguros – Rio de Janeiro-RJ;
  • Tiago Melo, corretor de seguros – Belo Horizonte-MG;
  • Zé Alfaiate do Seguro, corretor de seguros - Recife-PE.

“Atuando há 25 anos neste mercado, sabedor que hoje somos quase 80 milhões de brasileiros economicamente ativos, e que apenas 17% da população possui seguro de vida, há muito tempo eu tinha o projeto de levar informações aos consumidores”, afirma o corretor de seguros Rogério Araújo, um dos idealizadores do movimento.

“O seguro de vida proporciona benefícios à família do segurado e a ele mesmo em vida – não somente coberturas de doenças graves, invalidez ou incapacidade temporária, mas também liberação de riqueza e alavancagem patrimonial. Se cada brasileiro economicamente ativo e responsável financeiramente conhecer esses benefícios, dificilmente deixará de contratar uma apólice de seguro de vida. A educação financeira é fundamental no nosso país e a educação securitária também é muito importante, pois todo planejamento financeiro tem que começar pela proteção: não dá para guardar dinheiro ou investir se não tiver uma proteção financeira para evitar ou minimizar riscos que possam comprometer o presente e o futuro”, completa Rogério Araújo.

As ações do Movimento acontecerão no período de 30 outubro a 13 de novembro, envolvendo:

  • Transmissões Ao Vivo – A partir dos canais próprios do movimento e também nos canais dos multiplicadores e apoiadores.
  • Redes Sociais – Com postagens nos canais próprios do movimento e nos perfis dos multiplicadores e apoiadores.
  • Palestras Presenciais – Com conteúdo voltado para as pessoas que fazem parte do perfil e público alvo do movimento.
  • Assessoria de Imprensa – Para ampliar a visibilidade do movimento e da sua mensagem dentro e fora do mercado de seguros.
  • Vídeos Virais – Planejados e criados com linguagem de fácil compreensão e conectados com as tendências de conteúdos digitais.
  • Site – Base completa de informações para os multiplicadores, apoiadores e o público alvo do movimento.

No público-alvo, estão: pais e mães provedores de família, jovens em início de carreira, profissionais liberais que trabalham por conta própria, empregados de empresas privadas, e empreendedores donos de seus próprios negócios.

Do lançamento em agosto ao início do período da campanha, os embaixadores se dedicam a buscar multiplicadores e apoiadores. O movimento busca apoio e oferece contrapartidas a empresas e profissionais, vinculando seus nomes como apoiadores.

Por meio da divulgação, disponibilização de materiais e treinamentos ao vivo e gravados, estão sendo convidados e incentivados à adesão ao movimento os principais participantes do mercado de seguros: corretores de seguros autônomos, corretoras de seguros pessoa jurídica, assessorias de seguros, seguradoras, e instituições representativas.

Entre as metas, estão investir R$ 120 mil nas ações do movimento e alcançar: 1 milhão de visualizações em vídeos, 100 mil acessos no site, 6 mil pessoas em transmissões ao vivo, 1.500 pessoas por meio de palestras presenciais, além de capacitar mais de 100 empresas e profissionais como multiplicadores do movimento.

“Como uma empresa de criação de conteúdo e educação em seguros é muito gratificante a oportunidade de iniciar este movimento, colocá-lo efetivamente no ar. Nascemos justamente com o propósito de aculturar o brasileiro sobre o seguro e o planejamento financeiro, então poder colocar isso em prática, pela primeira vez falando diretamente ao consumidor final, é uma realização”, declara Anderson Ojope, fundador e CEO da Educa Seguros.

“Essa conscientização da importância do seguro de vida começou a aumentar entre os brasileiros, especialmente durante a pandemia, mas ainda há muito campo a ser desenvolvido, a contratação de seguro ainda é muito baixa. Esperamos contribuir com um efetivo aumento, e que seja só o começo, que venham outras edições do movimento e as iniciativas junto ao consumidor final cada vez aumentem mais”, finaliza Anderson Ojope.

Para conhecer mais sobre o movimento #MinhaVidaProtegida, acesse o site https://seguroseprevidencia.com/minhavidaprotegida e as páginas da Educa Seguros (comunicação com os apoidores e multiplicadores) e Seguros&Previencia.com (consumidores) nas redes sociais Instagram, TikTok, LinkedIn e YouTube.

Fonte: Ruco, em 13.09.2023

ens

Na comparação entre 2019 e 2020, a arrecadação do volume de prêmios dos seguros cibernéticos no Brasil expandiu 99%. O valor praticamente dobrou, passando de R$ 21 milhões para R$ 41 milhões.

Impulsionado pelo aumento do uso de tecnologias no último ano, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19, o seguro cibernético é atualmente um dos protagonistas na indústria. Acompanhando o desenvolvimento e expansão deste segmento, ENS e IBM lançaram o curso de extensão Cyber Security para Gestores.

Ministrado a partir da Sala do Futuro, o programa pode ser acompanhado de maneira online ou presencialmente, em São Paulo (SP). O curso é recomendado a gestores de empresas que precisam estar atentos às vulnerabilidades da segurança da informação, independente da área de atuação, já que a abordagem é baseada em processos de continuidade do negócio.

Durante as aulas, os alunos podem contar com mini palestras proferidas por profissionais da área, proporcionando um caráter prático ao debate dos temas. 

O objetivo é proporcionar aprendizado sobre a gestão de sistemas de segurança, para que todos os colaboradores possam entender como as ameaças funcionam e conhecer os métodos para mitigar os riscos.

O conteúdo abrange os impactos dos crimes cibernéticos e os respectivos processos para segurança da informação. Outros pontos abordados são os aspectos jurídicos e as formas para disseminar a cultura da segurança da informação.

As aulas terão início no dia 2 de junho e, para participar, é necessário ter ensino superior completo. O investimento é de R$ 2.540,00, valor que pode ser parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário.

Mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.

Fonte: ENS, em 23.04.2021